Clube

O Grupo Desportivo Unidos Caxienses foi fundado a um de Janeiro de 1930. Hoje em dia, diariamente, mais de 190 atletas praticam futsal, ginástica, karaté, kickboxing e pesca desportiva.

11390279_10153395743174168_3573548463899642390_nHistóriaÓrgãos Sociais

O crescimento do número de associados e atletas, os resultados desportivos alcançados, o reforço das equipas técnicas e do seu nível de qualificação, a evolução da actividade geral do Clube e a importância do trabalho desenvolvido em prol da comunidade local foram recentemente reconhecidos através da atribuição da Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata.

Nuno Campilho: “De entre amigos e dignos representantes da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, aqui fica, também, a minha singela homenagem aos Unidos Caxienses…

Ao longo dos últimos anos, a Direcção do Clube tem renovado os seus objectivos e tem apresentado aos seus associados o seu Plano Anual de Atividades.

Em 2014-2015, o plano proposto pelo Grupo Desportivo Unidos Caxienses passou pela aposta numa estratégia de envolvimento de toda a comunidade, pretendendo atingir os seguintes objectivos e metas:

  1. Defender o exercício do direito ao desporto como factor essencial do desenvolvimento integral da pessoa humana;
  2. Exprimir e melhorar a condição física e o bem-estar social e mental dos associados;
  3. Aumentar as atividades físicas benéficas para a saúde e empreender atividades com esta finalidade;
  4. Melhorar social, cultural e recreativamente o conceito de cidadania através da saúde individual;
  5. Contribuir para a afirmação e divulgação da identidade Social e Cultural do Grupo Desportivo Unidos Caxienses reforçando o seu capital humano;
  6. Ativar e rentabilizar equipamentos desportivos, através da organização de eventos de interesse municipal ou regional que consigam aumentar o prestígio do nosso concelho;
  7. Contribuir para a coesão social e para uma maior integração na sociedade fomentando a igualdade e a compreensão entre as pessoas;
  8. Partilhar os nossos valores com outras regiões do mundo fomentando a noção comum de pertença e de participação promovendo o diálogo de culturas;
  9. Encorajar uma gestão ambientalmente correta, recorrendo, entre outros aspetos, à modernização de infraestruturas desportivas.

cropped-desde_v1.jpg

“Vivemos num mundo em mudança. Vivemos num mundo onde ainda existem desigualdades entre os homens e as mulheres, entre os jovens e os mais idosos e entre as cidades e o campo. Mas vivemos também num mundo em que por todo o lado surgem iniciativas, projetos e movimentos de cidadãos.

Todos estão determinados a alterar o «estado de coisas», conciliando a abertura ao mundo às comunidades e a satisfação local das necessidades.

O Grupo Desportivo Unidos Caxienses, enquanto parte activa do movimento associativo do concelho de Oeiras, está sensibilizado para o enriquecimento que se pode obter da cidadania cultural. Não há comunidade sem uma identidade cultural coletiva.

As coletividades locais, nomeadamente os clubes desportivos, não podem conceber a ideia de desenvolvimento comunitário divorciada das pessoas, dos territórios e dos seus recursos.

Pensar o desenvolvimento é promover práticas de cidadania ativa e comprometidas com os outros.

O desafio do trabalho comunitário do Grupo Desportivo Unidos Caxienses está na mobilização das pessoas para a participação nas suas atividades, na provocação de consciências para o desporto e a saúde e para um projeto de (des)envolvimento, envolver para desenvolver.

As coletividades, pelas suas caraterísticas próprias e pelo seu particular modo de agir, assumem um papel determinante na dinamização social e cultural dos Municípios.

O Grupo Desportivo Unidos Caxienses chamando a si a realização de eventos e atividades que contribuem para o reforço do sentido de comunidade, da formação, promoção e divulgação dos valores desportivos, da partilha, do convívio, de práticas de saúde e do lazer e ocupação de tempos livres no seio da nossa Comunidade.

clube_v2Com este esforço sistemático, com uma área de atuação e um público-alvo específico, contribui, em conjunto com outras coletividades, para o engrandecimento, a afirmação e a projeção do Concelho de Oeiras e para o incremento da qualidade de vida dos Caxienses”.

HistóriaÓrgãos Sociais